A história da Palavra da Vida começou nos Estados Unidos com a visão de um homem, Jack Wyrtzen que acreditava “ser responsabilidade de cada geração alcançar a sua própria geração”. Jack começou a pregar o evangelho nas ruas de nova Iorque e fundou a organização da Palavra da Vida em 1940 pela necessidade de ensinar a Bíblia aos recém- -convertidos.
Nos últimos 80 anos a Palavra da Vida cresceu, acrescentando acampamentos, institutos bíblicos, ministérios de jovens nas igrejas locais com ênfase evangelística e ensino bíblico. Em mais de 70 países, cerca de 1400 missionários continuam a alcançar a juventude para Cristo.,
Em 1976, Deus toca o coração de dois homens para começarem o ministério da Palavra da Vida em Portugal. Um ano depois, o Lourenço Bollback chega a Portugal acompanhado de sua esposa, Cindi, e de um colega, David Kelso.
Com campanhas evangelísticas em todo o país, maratonas desportivas, e o início dos Clubes Bíblicos, muitas pessoas ouvem o evangelho e aceitam a Cristo. Juntam-se à equipa obreiros portugueses, que partilham a visão e a chamada de alcançar a sua geração com o evangelho de Cristo.
Em 1979, foi adquirida a propriedade para o acampamento, perto de Ericeira. Depois de muito trabalho, muita oração e a ajuda de muitas pessoas, inaugura-se o primeiro acampamento da Palavra da Vida Portugal, em 1983.
Muitos jovens aceitam a Cristo e muitos têm o desejo de servir a Deus, mas é preciso ensiná-los e treiná-los na Palavra de Deus! Por isso, em 1987, começa o Instituto Bíblico. Passaram por ele 100 alunos, num período de 9 anos!
No ano 2000, Lourenço Bollback regressa aos EUA, e assume a liderança David West e sua esposa Patricia.
Ao longo dos anos, o ministério cresce e desenvolve-se, mas a visão permanece - evangelizar e discipular – através do ministério de crianças e de jovens nas igrejas locais, ministério de música, treinamento de líderes, conferências, maratonas desportivas, viagens missionárias e acampamentos para diferentes idades!
Em 2017, chega a Portugal Matthew Melville, Leilani e os seis filhos - Peyton, Moises, Kahleia, Kaiana, Makaio e Ariella - para assumir a liderança do ministério.
Temos continuado a servir o Senhor e a presente geração com todas as nossas forças, a Ele seja a glória.
“Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”
Filipenses 2:16